quarta-feira, 27 de julho de 2011

Governo e prefeitura do RJ ficam com a conta do sorteio preliminar da Copa 2014



O Comitê Organizador Local deveria pagar. Mas a prefeitura e o governo do Rio de Janeiro é que vão receber a conta do Sorteio Preliminar da Copa do Mundo de 2014 - evento que vai acontecer no próximo sábado, 30 de julho, às 15h na Marina da Glória.

É o que diz a reportagem Farra, presente nas páginas D2 e D3 do caderno de Esporte da edição de quarta-feira da Folha de S. Paulo.

Pelos cálculos do COL, o custo do evento chegou a R$ 30 milhões, e a divisão entre o governo e a prefeitura ocorreu por exigências da FIFA. Procurada pelos autores da reportagem - Rodrigo Mattos e Sérgio Rangel - a Prefeitura do Rio afirmou que não poderia arcar sozinha com os custos por causa do "modelo da FIFA". O governo do Estado do Rio de Janeiro não se manifestou.

O Artigo 10.4 do Acordo para Sediar diz que "a organização do Sorteio Preliminar pelo COL será feita às custas do COL". Dentre as 13 obrigações, estão disponibilizar aluguel, equipamentos, estrutura, escritórios e acomodação aos membros da FIFA.

Na Marina da Glória haverá um salão de festas com 7.600 metros quadrados e salas de imprensa, de credenciamento e de logística. Organizados pela GEO Eventos (empresa da Globo), que de acordo com Joana Havelange, diretora executiva do COL, conseguiu os patrocinadores e a participação da prefeitura e do Estado.

Por ser recurso vindo de patrocínios, não há controle sobre os gastos da prefeitura e do Estado (por mais que o dinheiro seja público). R$ 856 milhões é o orçamento previsto para o COL organizar a Copa do Mundo de 2014. O dinheiro vem da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário