sábado, 24 de setembro de 2011

A primeira vez da Seleção Brasileira no Estádio Mangueirão




Palco do jogo de volta do Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina, o MANGUEIRÃO (nome popular do Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença, batizado em homenagem a um radialista de destaque no Pará) receberá a Seleção Brasileira pela terceira vez para um jogo oficial.

A primeira história oficial do Brasil no Mangueirão não é muito conhecido dos torcedores brasileiros. Afinal, a Taça da Amizade é um torneio que não faz parte atualmente do calendário das seleções. O fato de cada jogo ter um árbitro local também reforça o caráter de amistoso do jogo de Belém.

Mas, principalmente, porque esta Seleção Brasileira que esteve em campo no dia 8 de novembro de 1990 contra o Chile é completamente diferente da que chegou à Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Cinco meses depois da eliminação para a Argentina no Mundial daquele ano, Paulo Roberto Falcão herdara o cargo de Sebastião Lazaroni e fazia da camisa amarelinha um "laboratório" para os jogadores que estavam em destaque no cenário do futebol brasileiro.

Quatro anos depois, somente Leonardo e Cafu iriam para os Estados Unidos. Nem mesmo Paulo Roberto Falcão continuaria a representar o Brasil - no ano seguinte, após um segundo lugar na Copa América, foi substituído por Parreira. Talvez o empate em 0 a 0 no Mangueirão fosse um prenúncio das mudanças que estavam por vir.

Prezado leitor, veja a escalação brasileira e puxe pela memória os nomes que estiveram no Pará:

Sérgio, Gil Baiano (Luís Henrique), Paulão (Cléber), Adilson e Lira; César Sampaio (Leonardo), Donizete Oliveira, Neto (Valdeir) e Cafu; Charles Baiano e Careca.



Neto em treinamento na Granja Comary. O então jogador do Corinthians foi o capitão da Seleção Brasileira nesta partida.

*****

Fontes de pesquisa:

CBF - Site oficial

RSSSF Brasil

Wikipedia - verbete Estádio Mangueirão

*****

Em 1997, o Brasil entraria em campo pela segunda vez no Pará, num amistoso contra o Marrocos - vitória por 2 a 0, com dois gols de Denílson. Mas o momento mais importante da presença do futebol do Brasil em Belém foi em 2005, que será o assunto do próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário