segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O dia em que o Mangueirão foi palco de jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo



Depois de falar simbólico torneio da Copa da Amizade de 1990, o Por Dentro das Copas apresenta o dia em que o Mangueirão foi palco de jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo. Em 12 de outubro de 2005, o Brasil encerrou sua participação no torneio aos olhos do público paraense.



Diante de 47 mil pessoas, o Brasil do "quadrado mágico" formado por Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano venceu em ritmo de treino a Venezuela. Em meio a um primeiro tempo definido pelo treinador Carlos Alberto Parreira como "sem vibração", Adriano abriu o placar aos 28, após receber lançamento de Kaká e chutar na saída de Dudamel. Na etapa final, foi a vez do Imperador ser garçom de Ronaldo, que driblou um zagueiro e o goleiro da Venezuela antes de fazer o segundo gol aos seis. Aos 16, Roberto Carlos, de falta, fez a torcida vibrar pela terceira e última vez.



Com a vitória por 3 a 0 e a derrota por 1 a 0 da Argentina para o Uruguai, a Seleção Brasileira empatou em número de pontos com os argentinos e terminou a competição com um simbólico primeiro lugar. O Mangueirão (apelido em referência às muitas mangueiras que têm a cidade de Belém) terminou naquela noite o jejum de gols do atacante Ronaldo. Há um ano, o camisa 9 não balançava as redes com a camisa do Brasil - contra a própria Venezuela, na vitória por 5 a 2 pelas Eliminatórias.

*****

BRASIL 3 x 0 VENEZUELA

Local: Mangueirão, em Belém do Pará

Árbitro: Hector Baldassi (Argentina)

Gols: Adriano, aos 28 minutos do primeiro tempo. Ronaldo aos seis e Roberto Carlos, aos 16 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Ronaldinho Gaúcho e Vielma.

BRASIL - Dida, Cafu, Juan, Lúcio e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto (Juninho Pernambucano), Kaká e Ronaldinho Gaúcho (Alex); Adriano (Robinho) e Ronaldo.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

VENEZUELA - Dudamel; Vallenilla, Rey, Cichero e Hernandez; Vielma, Jiménez, Páez (Gonzalez) e Arango; Maldonado (Torrealba) e Urdaneta (Rojas).
Técnico: Richard Páez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário