quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mano apresenta as faces dos próximos jogos do Brasil




Uma convocação para resultado imediato, outra inserida no planejamento da Copa do Mundo de 2014. E nas duas faces da Seleção Brasileira, o técnico Mano Menezes apresentou novidades pedidas pela imprensa esportiva. Entre cortes por lesões, limitações criadas pelo calendário brasileiro e "retornos", o técnico anunciou nesta manhã, em coletiva num hotel em São Conrado, os jogadores que estarão no segundo jogo contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas (em Belém na próxima quarta), e nos amistosos com México, dia 7, e Costa Rica, dia 10.

Para o jogo de volta do Superclássico das Américas (na qual a grande surpresa entre os jornalistas foi o zagueiro Emerson, do Coritiba), o meia botafoguense Elkesson e o centroavante Borges, artilheiro atual do Brasileiro pelo Santos, chegam com boa expectativa. "Elkesson atua da forma como queremos armar o time, e Borges faz gol em todos os clubes que passa. Já merecia a convocação há tempo". Na lista de volta à Seleção Brasileira está o meia Diego Souza, atualmente jogando no Vasco.

Mano frisou que no jogo com os argentinos o desejo é, acima de tudo, ganhar. Perguntado sobre a possibilidade da decisão por pênaltis - caso haja um novo empate no Mangueirão - o treinador disse que não bastam treinos para acertar as cobranças: "Rooney mesmo perdeu um pênalti outro dia que se fosse um brasileiro vocês iam criticar". Na Copa América de 2011, o Brasil foi eliminado pelo Paraguai nas penalidades, depois de desperdiçar quatro cobranças.

Para os amistosos contra a Costa Rica, dia 7 em San José, e contra o México no dia 11 em Torreón, Hernanes voltou à lista de convocação. O meia da Lazio não vestia a camisa brasileira desde a derrota por 1 a 0 para a França, em fevereiro. Irritado, Mano disse ter a impressão de que "parecia falar com as paredes" e mais uma vez afirmou que a ausência do jogador não foi uma 'punição' por Hernanes ter sido expulso na partida do Stade de France.

A grande surpresa para a lista dos amistosos foi o nome de Kléber. De acordo com o treinador, a convocação do jovem atacante do Porto aconteceu por dois motivos: o fato dele ter idade olímpica e a falta de centroavantes fixos de qualidade, em virtude das lesões de Alexandre Pato e, recentemente, de Leandro Damião.

Por causa da nova convocação do criticado Fernandinho, meia do Shakhtar Donetsk, o Por Dentro das Copas perguntou a Mano se ele acredita que o futebol ucraniano é realmente um bom parâmetro para Seleção Brasileira. O técnico apontou que na Ucrânia há vários jogadores brasileiros de qualidade, dentre eles Jadson, e que não tem culpa que "as pessoas desconheçam o futebol de lá".

Sobre a parte tática, Mano Menezes respondeu que o Brasil continuará com o esquema de três atacantes, e justificou que Lucas não vem sendo escalado como titular porque, no esquema pensado pelo treinador, o meia do São Paulo disputa vaga com Neymar. Ambos os jogadores estão presentes nas duas listas.

Para não prejudicar as equipes que disputam o Campeonato Brasileiro, o técnico se limitou a convocar um jogador por clube. No entanto, chamou atenção o fato de nenhum jogador do Corinthians ter sido lembrado. Enquanto isto, os outros concorrentes ao título e à briga por uma vaga na Libertadores (São Paulo, Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo) terão representantes na Seleção Brasileira. Secamente, Mano respondeu sobre a ausência corintiana com um: "Não está no meu contrato que eu tenha de convocar sempre jogadores do Corinthians".

A apresentação dos convocados para a partida contra a Argentina será no dia 26 de setembro, com retorno previsto para o dia 29. Os jogadores chamados para os amistosos se apresentarão no dia 2 de outubro, com liberação prevista para até o dia 12.

LISTA PARA BRASIL x ARGENTINA

GOLEIROS

Jefferson (Botafogo)
Rafael (Santos)

LATERAIS

Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)

ZAGUEIROS

Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Emerson (Coritiba)

VOLANTES

Ralf (Corinthians)
Paulinho (Corinthians)
Casemiro (São Paulo)
Rômulo (Vasco)

MEIAS

Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Diego Souza (Vasco)
Elkeson (Botafogo)

ATACANTES

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Neymar (Santos)
Fred (Fluminense)
Borges (Santos)

*****

AMISTOSOS CONTRA MÉXICO E COSTA RICA

GOLEIROS

Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Fiorentina)

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona)
Fábio (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)

ZAGUEIROS

Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)

VOLANTES

Lucas Leiva (Liverpool)
Fernandinho (Shakhtar Donetsk)
Sandro (Tottenham)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)

MEIAS

Lucas (São Paulo)
Elias (Sporting)
Oscar (Internacional)
Hernanes (Lazio)

ATACANTES

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Hulk (Porto)
Jonas (Valencia)
Neymar (Santos)
Kleber (Porto)
Fred (Fluminense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário