sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Por dentro da Copa Roca - 1914




Córdoba será o cenário do retorno de Brasil e Argentina a um capítulo antológico de sua rivalidade. 25 anos depois de sua edição mais recente, a COPA ROCA volta ao calendário de brasileiros e argentinos. Com novas mudanças em seu regulamento - como não permitir jogadores que atuem fora dos respectivos países ou a necessidade de uma partida em cada país - mas com o mesmo charme de sua tradição.




Tradição que começou em 15 de setembro de 1913, quando o general Julio Argentino Roca enviou a Luiz de Souza Dantas, ministro brasileiro na Argentina, o troféu acompanhado de um ofício. Na carta, Roca dizia:

"Para estímulo da juventude que em nossos países cultiva esse nobilíssimo desporto e para estabelecer, além disso, um novo motivo de amistosas relações e propósitos comuns entre os mesmos, veria com agrado que a "copa" fosse disputada durantes três anos consecutivos, entre quadros brasileiros e argentinos, ficando de propriedade daquele que a vencesse duas vezes".

Em 27 de setembro de 1914, Brasil e Argentina disputaram no campo do clube Gimnasia y Esgrima a primeira edição da competição. Mesmo com os argentinos sendo mais experientes em partidas internacionais (além do nosso país começar a ter uma seleção de futebol em 1914, uma semana antes os argentinos derrotaram os brasileiros por 3 a 0 num amistoso), os brasileiros foram campeões.

Aos 13 minutos do primeiro tempo, um chute indefensável do meia Rubens Salles deu o primeiro gol de um título da Seleção Brasileira. Nem mesmo o erro do árbitro brasileiro Alberto Borghert, que validou gol irregular do atacante Roberto Leonardi, foi capaz de tirar do Brasil seu primeiro título. Leonardi foi até Borghert e pediu que o gol não fosse validado, pois havia ajeitado a bola com a mão antes de mandá-la fora do alcance do goleiro Marcos. Diplomacia incomum no futebol de hoje.

Na primeira competição internacional da Seleção Brasileira, Brasil 1 x Argentina 0. Nossos primeiros campeões foram: Marcos, Píndaro e Nery; Lagraca, Rubens Salles e Pernambuco; Millon, Oswaldo Gomes, Bartô, Friedereinch e Arnaldo.

Oito anos depois, Brasil e Argentina voltariam a se encontrar pela Copa Roca. Mas isto é um assunto para a próxima postagem.

*****

Fontes consultadas:



Brasil x Argentina - Histórias do maior clássico do futebol mundial
(1908-2008), de Newton César de Oliveira Santos

Placar - 72 anos de história da Seleção Brasileira

Um comentário:

  1. HA UM ERRO DA HISTÓRIA QUE MUITOS DESCONHECEM PRINCIPALMENTE OS JORNALISTAS E CRONISTAS, RUBENS SALLES FOI UM MITO O MAIOR JOGADOR DE FUTEBOL BRASILEIRO EM 1914, QUE FOI O PRIMEIRO TECNICO DE FUTEBOL DA SELEÇÃO E TAMBEM NA PRIMEIRA COPA ROCA CONTRA A ARGENTINA MARCOU O GOL QUE DEU O TITULO AO BRASIL, FOI UM GRANDE LIDER DENTRO E FORA DE CAMPO TÃO IMPORTANTE OU MAIS QUE FRIENDEREICH, NO ENTANTO ESTA BIOGRAFIA DE RUBENS COMEÇA A SER ESCRITA... O QUE ESTOU DIZENDO ESTA PROVADO PELAS PESQUISAS DOS JORNAIS DA ÉPOCA NÃO ESTOU INVENTANDO - EM BREVE O LIVRO SOBRE RUBENS SALLES...

    ResponderExcluir