quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Da nossa Seleção - ROQUE JÚNIOR



A série Da nossa Seleção traz um aniversariante do último dia do mês de agosto. Há exatos 35 anos, o mineiro José Vítor Roque Júnior nascia na modesta cidade de Santa Rita do Sapucaí

O zagueiro passou pelo Santarritense, em sua cidade natal, mas se transferiu para São Paulo, onde jogou no São José. Neste time do interior paulista, em 1995 o jogador chamou atenção da diretoria do Palmeiras, que o levou para o time do Palestra Itália.



Após quatro anos de destaque na zaga palmeirense, ROQUE JÚNIOR foi convocado para a Seleção Brasileira pela primeira vez. Na temporada seguinte, o jogador recebeu proposta do futebol italiano, e saiu do país para vestir a camisa do Milan.



Em paralelo às oito temporadas que passou no exterior (boa parte delas vestindo a camisa do rubro-negro italiano), Roque Júnior continuou a ser convocado para vestir a camisa do Brasil por treinadores como Vanderlei Luxemburgo, Emerson Leão e Luiz Felipe Scolari. Felipão, que já havia treinado o jogador no Palmeiras, o convocou para o Mundial de 2002. Formando trio de zaga com Lúcio e Edmilson, Roque chegaria ao ponto máximo da carreira de um atleta - a conquista da Copa do Mundo.

Com uma trajetória que incluiu passagens pelo futebol inglês, alemão e árabe, Roque Júnior voltou em 2008 ao Palmeiras para encerrar sua carreira. Passado um ano fora do futebol, Roque Júnior se dedicou a um projeto social feito pelo São José, seu primeiro clube no estado de São Paulo. No ano passado, o zagueiro ensaiou uma volta ao futebol atuando pelo Ituano (clube presidido por Juninho Paulista), mas que durou pouco.



Brasil campeão de 2002. Da esquerda pra direita, Roque Júnior é o terceiro de pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário