quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Seleção em busca de uma liderança



"O líder que o Brasil precisa agora". Assim Mano Menezes definiu a convocação de Ronaldinho Gaúcho para o amistoso da Seleção Brasileira contra Gana, em Londres no dia 5 de setembro. O meia campeão da Copa do Mundo de 2002 e atualmente jogador do Flamengo foi o nome mais falado entre os jornalistas na entrevista coletiva realizada num hotel na orla de Copacabana.

A justiça por suas boas atuações desde o Campeonato Estadual e a capacidade de ser líder de uma grande equipe como o Flamengo foram alguns dos argumentos enumerados pelo treinador. Além disto, Mano afirmou que Ronaldinho Gaúcho está incluído em seus planos para a Copa de 2014, por sua forma física e por sua técnica. O técnico rechaçou a ideia de que os outros veteranos convocados tenham vindo para evitar novos resultados ruins: "Não estou preocupado com resultado imediato a qualquer custo. Não estou querendo manter o meu emprego a qualquer custo. Tenho emprego pelos próximos dez anos".

Sobre o risco do capitão flamenguista não atuar na partida contra o Corinthians (no Pacaembu, dois dias depois do amistoso em Londres), antes do início da coletiva o assessor da CBF, Rodrigo Paiva, declarou que haverá um planejamento para que os jogadores que atuam no Brasil possam voltar a tempo, e não comprometer as partidas do Brasileirão. Mano Menezes também se manifestou sobre o assunto, dizendo que sempre vai ter equipe prejudicada e que também já passou por isso quando estava do outro lado. "Mas a prioridade tem de ser a Seleção Brasileira". Os corintianos vão ceder o volante Ralf.

Dentre os jogadores que voltaram depois de algum tempo fora, o lateral Marcelo, do Real Madrid (visto como "desafeto" de Mano), foi explicado com "Em nenhum momento vou priorizar minhas relações. Quero o melhor para a Seleção". Em relação a Hulk, do Porto, o técnico disse que nunca teve atrito com o centroavante. Outro centroavante no elenco, Leandro Damião teve nova chance porque, como dizem muitos jornalistas, "é o artilheiro do Brasil".



Mano Menezes esclareceu que a ausência de André Santos não significa que o lateral tenha sido descartado, e também falou que em breve começará a incluir nas convocações jogadores com idade olímpica. A jovem surpresa foi Danilo, lateral-direito e volante do Santos. "Mas da geração muito bem treinada por Ney Franco devo aproveitar mais alguns nomes".

A apresentação acontecerá no dia 30 de agosto, e a princípio vai desfalcar sete equipes do Brasil em duas rodadas do Campeonato Brasileiro. "Também acho que seria melhor que em épocas de amistosos do Brasil não tivessem rodadas da competição, e quem sabe até a gente pudesse ter o calendário adequado ao calendário europeu" - confessou Mano, que tentou tranquilizar os clubes com a frase "O campeonato não é decidido em uma rodada só". Argumento que não parece ser muito convincente, em especial para quem está brigando pela ponta do Campeonato Brasileiro.

Foto de Ronaldinho Gaúcho retirada do site Espírito Esportivo

Foto de Mano Menezes tirada por Vinícius Faustini


*****

Os convocados para Brasil x Gana:

GOLEIROS

Julio César (Inter de Milão)
Fabio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)

LATERAIS

Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Santos)
Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)

ZAGUEIROS

Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)

VOLANTES

Lucas Leiva (Liverpool)
Ralf (Corinthians)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Elias (Atlético de Madri)

MEIAS

Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakhtar)

ATACANTES

Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Hulk (Porto)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Leandro Damião (Inter)

*****

O que você achou da convocação? Comente no Por Dentro das Copas

Nenhum comentário:

Postar um comentário